domingo, 15 de novembro de 2009

O verdadeiro valor de um "título": nível superior.


Certo dia, uma "criatura" qualquer de uma hierarquia de administração de escola pública teve o despautério de levantar uma discussão sobre a obtenção de diploma em faculdade particular ou faculdade pública. Eis que a criatura, nada provida de inteligência, profere tanta ignorância em questão de segundos (pobres ouvidos).


- Subalterna administrativa: Qual faculdade você se formou?

- Cristo: Uma faculdade dessas que se abre em qualquer esquina.

- Subalterna administrativa: Como são os professores de lá? Como foi para você?

- Cristo: (respiração funda - contagem de 1 a 1000). Sinceramente? Tive ótimos professores, inclusive os mesmos professores que lecionam na universadade federal. No entanto, o que forma um bom profissional não é apenas o fato de ter bons professores, mas sim o interesse e desempenho de cada estudante.

- Subalterna administrativa: Mas a universidade federal tem mais renome.

- Cristo: (respiração ainda mais forte - contagem de 1 a 10000) Isso é indiscutível. O mercado de trabalho não está interessado em profissionais qualificados, ele está interessado em títulos, estes que nem sempre se adequam ao que eles realmente esperam.

- Subalterna administrativa: (Neste ponto, ela continua insistindo nesta discussão sem pé nem cabeça).

- Cristo: Enfim... Isso não faz a menor diferença. Conheço alunos formados em universidade federal que sequer sabem falar o português básico. Por exemplo: um desses supostos profissionais altamente qualificados por terem estudado em uma universidade federal tem a grande inteligência de inventar conjugações verbais como "seje" e "esteje".

- Subalterna administrativa: (Insere outra pessoa tão inteligente ou mais na conversa.)

- Cristo: Pessoal, eu tenho um compromisso agora. Em outra ocasião conversamos mais. (Uauuuuuuu... Não aguentava mais tanta ignorância por metro quadrado).


Onde quero chegar?


Por qual motivo as pessoas ainda dão tanto crédito para o rótulo de nível superior? Meu "Pai"! Hoje em dia qualquer cidadão é capaz de terminar um nível superior. Basta pagar. Isso mesmo! Basta ter dinheiro para pagar a mensalidade ou então ser bolsista de algum desses milhares de programas que concedem bolsas parciais ou integrais. Poupem-me aquelas pessoas que se acham superiores por portarem um canudinho nas mãos dessa ou daquela faculdade. Esse rótulo de nível superior está totalmente banalizado. Podemos concluir isso após a "grande" manifestação de 200 alunos de uma universidade federal, ao qual reivindicavam do reitor o apoio ao caso extremamente rídiculo que vem sendo veiculado na mídia (caso microvestido). Resumindo: Cara! Algumas pessoas perdem a oportunidade de ficarem caladas, não é mesmo? Eu não me acho uma pessoa intolerante, ao contrário, descobri que tenho um dom muito grande: a paciência.

Um comentário:

  1. 'Pobres ouvidos mesmo', meu sonho é se forma logo,
    e completar todos meus objetivos da vida humana e depois se deixar levar por Deus'

    ResponderExcluir